27 de outubro de 2011

4.3b Mudanças na prática pedagógica


Nos dias atuais, vivemos em um cenário de evoluções e isso requer da escola uma nova postura, pois são exigidas novas habilidades e competências.
Até pouco tempo, havia uma concepção de que para exercer algumas profissões era desnecessário estudar, por exemplo, para trabalhar na “roça”. Entretanto, agora é impossível dizer tal coisa, a tecnologia está muito presente em nosso meio, incluindo o rural, e requer qualificação, tanto para trabalhar com equipamentos, quanto para lidar com as situações que vão surgindo. Ao profissional da educação também surgiram novas exigências. Para ser professor bastava ter concluído o curso profissionalizante “Magistério”. Atualmente, nem licenciatura ou especialização são suficientes. Precisamos estar constantemente em formação e utilizar a tecnologia para transformar nossa prática pedagógica.
O curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs”, ofertado pelo MEC, através do ProInfo Integrado, é um exemplo de capacitação que busca dar suporte ao professor. Enquanto cursista, posso afirmar que contribuiu bastante para compreensão da importância de se usar as TICs para melhorar a qualidade do ensino, sendo que o maior mérito não é da tecnologia, mas sim do uso que se faz dela. Ficou claro que o currículo deve abarcar os diferentes espaços de produção de conhecimento, portanto deve ser construído por meio do desenvolvimento de projetos com uso de tecnologias.
O curso nos fez refletir muito sobre nossa prática pedagógica e a necessidade de mudança. Não basta dizermos que fazemos parte da geração tecnológica e continuarmos com a mesma prática, usando a tecnologia apenas como nova roupagem para o ensino tradicional. Fazemos parte de uma nova geração, que ensina e aprende de maneira diferente, assim sendo pretendo participar de mais cursos que auxiliem planejar estratégias e colocá-las em prática, pois ainda há muito que mudar.
A criação do blog foi uma ótima atividade sugerida. Foi prática e não apenas teoria. Aprendi muito com ela, mas senti falta de visitas e comentários, tanto no blog, quanto em relação aos questionamentos e atividades. Penso que, no decorrer de todas as atividades, poderíamos ter crescido ainda mais se tivéssemos maior acompanhamento, sendo evidenciados os aspectos mais relevantes. Enquanto cursista, assumo o papel de aluna e ao mesmo tempo sou professora. Isso é maravilhoso!
Tendo em vista as discussões sobre tecnologia, penso que a plataforma deixou a desejar, algumas coisas não funcionaram bem, como a biblioteca, que deveria exibir um acervo. Sei que solicita-se comentários sobre a mudança em nossa prática pedagógica, mas não há como deixar de abordar outros aspectos que interferiram em nossa formação. Sendo assim, acrescento ainda os cursos de licenciatura a esta lista, pois também devem dar suporte teórico e, principalmente, prático. Quantos desses cursos têm em seu currículo tal preocupação?
Reflito e vejo que, com a participação no curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs”, houve mudanças em minha prática pedagógica, que ela está em transformação, um constante “vir-a-ser”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário