27 de outubro de 2011

4.3 Conceito de currículo e o processo de integração às tecnologias


Ao mencionar currículo, muitas vezes, imagina-se uma lista de conteúdos a serem trabalhados com o aluno, todavia, não podemos nos limitar a tal concepção. Devemos ir além de “o que trabalhar”. O currículo abrange tanto o conhecimento sistematizado quanto o conhecimento que o aluno traz de seu cotidiano. Diante disso, podemos questionar quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo.
 O grande diferencial está no uso que fazemos das tecnologias, pois podemos revolucionar a educação ou apenas dar nova roupagem ao ensino tradicional. É preciso nos preparar melhor para efetivamente aproveitarmos as tecnologias na educação. O professor tem de ler e pesquisar mais, conhecer as tecnologias, trocar experiências e aprender, inclusive, com seus próprios alunos.
Pedro Demo, conceituado professor da UnB, ao discutir os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola, afirma:

A escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente - gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet. As novas alfabetizações estão entrando em cena, e o Brasil não está dando muita importância a isso – estamos encalhados no processo do ler, escrever e contar. Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso.

Infelizmente, tal discussão ainda é a nossa realidade. Nossas escolas têm pouca infra-estrutura tecnológica e a maioria de nós, professores, ainda não está preparada para trabalhar a partir de projetos, enfatizando a construção do conhecimento e usando as contribuições das tecnologias. É preciso nos preparar e colocarmos em prática. Ao citar Costa, Almeida e Prado (2011) destacam o ponto crucial “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”.
Almeida e Prado (2011) enfatizam a importância da integração entre tecnologias e currículo e afirmam que “se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias”.
A integração entre tecnologia e currículo, pode se tornar efetiva a partir do momento que tivermos como foco a aprendizagem do aluno, considerando sua realidade e seus interesses. Portanto, para desenvolver projetos no âmbito do currículo, faz-se necessário partir dos conhecimentos, competências e habilidades dos alunos. Para tanto, é necessário que o uso das tecnologias seja feito integrado com um projeto para desenvolver a capacidade de pensar e aprender.
Com a contribuição das tecnologias, é possível instigar os alunos, e os próprios professores, a pensar, questionar e criar. Elas podem contribuir para tornar a educação mais prazerosa e eficiente.


Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; PRADO, Maria Elisabette Brisola. Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/ Mod83213/Desafios_e_possibilidades.pdf> Acesso 24 out. 2011

DEMO, Pedro. Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI. Disponível em: <http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/cpweb1.html> Acesso em 23 out. 2011

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