26 de outubro de 2011

4.2 Possibilidades de contribuições das tecnologias

                     É consenso que as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) podem contribuir para a melhoria da educação, que pode interligar o aluno ao mundo do conhecimento, mas ainda falta infra-estrutura e maior preparo profissional.
Em nossas escolas é comum a falta de tecnologias (e/ou equipamentos). Em muitos casos, encontramos aparelhamentos obsoletos ou que não funcionam. Os recursos tecnológicos podem auxiliar na revolução da educação, no entanto, os gestores têm de buscar meios para que tais recursos sejam disponibilizados na escola, pois essas tecnologias são necessárias para o aprimoramento da educação.
Dentre as principais contribuições das TICs, citamos: criação de uma nova cultura educacional, potencialização da construção de redes de conhecimento e comunicação e interação social, integrada a outros espaços de produção do conhecimento. Com a integração de algumas TICs em minha prática pedagógica, é possível, por exemplo, incentivar a pesquisa, construção do conhecimento e produção escrita. Posso usar TICs como livros diversos, revistas, jornais, internet e vídeos. Mas a prática pedagógica é que fará a diferença, sendo necessário ir além da oferta e uso de tecnologias na escola.
As TICs auxiliarão a partir do momento que auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem do aluno. Precisamos trabalhar de forma que o aluno tenha acesso a informações e seja capaz de atribuir significados e construir o conhecimento. Se soubermos aproveitar, as tecnologias possibilitam maior interesse do aluno pelo estudo e construção do conhecimento. Faz com que pesquise, leia, escreva, pense, questione, crie... Aliás, isso se aplica também a nós, professores.
Diante disso, não podemos continuar sendo os mesmos, precisamos transformar nossa prática e, para tanto, é fundamental termos disponibilidade para mudar e suporte necessário, capacitação e infra-estrutura.    

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