
É preciso mudar a prática pedagógica em função das necessidades colocadas não apenas pela tecnologia, mas pelas necessidades de nossos alunos e o que a sociedade atual exige. Diante disso, não é suficiente disponibilizar ou fazer uso de tecnologias em nossas aulas, é essencial pensar em como isso é feito e como realmente pode contribuir em vez de apenas reforçar as estruturas existentes. Vejo que podemos iniciar pensando como agirmos para estimular nossos alunos a construírem um ambiente de aprendizagem, a converterem as informações disponíveis em conhecimento e a fazerem uso desse conhecimento. Ressalto que esse é um grande desafio.
A tecnologia requer mudança não apenas na forma de aprender dos alunos, mas, principalmente, na forma dos professores “ensinarem”, em função disso, em meu dia-a-dia ainda será preciso bastante mudança, tanto por parte do uso que faço da tecnologia, quanto do que a instituição em que trabalho possibilita, pois não basta termos alguns itens tecnológicos, é preciso que realmente funcionem.
Diante de tudo isso, precisamos ter em mente o que Nóvoa discute. É inerente à profissão docente refletir sobre a prática pedagógica, sendo muito importante a formação continuada nesse processo. Além desse curso “Ensinando e aprendendo com as TICs”, participo de formação continuada, na qual discutimos bastante acerca dos problemas e possibilidades em nossa escola. Espero que o curso dê suporte para eu melhorar minha prática em relação ao uso de tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem, pois considero fundamentais e vejo que ainda não estou bem preparada para fazer uso delas, pois não me basta saber manusear os instrumentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário