13 de outubro de 2011

3.1 - Mídias digitais e educação

       O mundo está cada vez mais repleto de tecnologia, entretanto nem sempre temos acesso a ela ou não a aproveitamos como deveríamos.
       A escola faz bastante uso de tecnologias, contudo a realidade que vivemos, em nosso município e em quase todo o país, ainda está muito longe de ser a ideal. Falta acesso a algumas tecnologias e, em grande parte, falta usarmos melhor as que temos acesso. O livro didático, por exemplo, é uma tecnologia, mas não basta para prendermos a atenção de nossos alunos. Pensem o quanto a televisão e o computador atraem, como mídias digitais, são mais dinâmicos e ricos em recursos. Além de tal benefício, os meios digitais permitem que tenhamos acesso a ainda mais conhecimento.
       Saber como usar as mídias pedagogicamente é uma questão que deve ser bastante discutida, pois não basta a escolha da tecnologia, a intencionalidade pedagógica e a disponibilidade das mídias para desenvolvermos um bom trabalho. Temos acesso a várias mídias educacionais e como afirma Prado (2009), no artigo “Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica”:

[...] Diante deste novo cenário educacional, surge uma nova demanda para o professor: saber como usar pedagogicamente as mídias. Com isso, o professor que, confortavelmente, desenvolvia sua ação pedagógica tal como havia sido preparado durante a sua vida acadêmica e em sua experiência em sala de aula, se vê frente a uma situação que implica novas aprendizagens e mudanças na prática pedagógica

       Conforme o próprio título do artigo de Prado referencia, a integração de mídias requer a reconstrução da prática pedagógica e como bem nos lembra Dussel (2010):
 
As novas mídias digitais têm uma característica que também propõe um contraponto com o modo escolar, especialmente a partir da permissibilidade de que possa ser gerado conteúdo por parte dos usuários, por mídia de tecnologias que permitem “fazer por conta própria”. 

       Ao usarmos várias das mídias digitais, podemos escolher caminhos e conteúdos, podemos interagir, podemos criar, podemos!... Na educação escolarizada, também podemos a partir das mídias digitais. Faz-se necessário irmos além usá-las como recurso didático para apresentação de determinado conteúdo. É fundamental aprendermos e ensinarmos aos nossos alunos como absorver e usar o que tais mídias oferecem de bom, como informação, conhecimento e lazer, de forma a não usá-las apenas com banalidades.
       Além disso, ressaltamos que podemos encontrar nas mídias digitais uma forma divertida de aprender, ou seja, podemos aprender brincando (lembre-se que essa não é a única forma de aprender brincando). Ao visitarmos, por exemplo, a Cambitolândia – no site do Cambito – podemos falar em justiça social, educação, jogos, brinquedos, arte, saúde, ecologia etc. Há muito mais disponível a partir das mídias digitais e é possível usá-las a favor da educação. 

REFERÊNCIAS
CAMBITOLÂNDIA, Disponível em <http://www.cambito.com.br> Acesso em: 03/10/11.

DUSSEL, Inês. A escola e as nova mídias digitais. Disponível em <http://www.sangari.com/midias/pdfs/dussel_port_01.pdf> Acesso em: 24/09/11.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica. Disponível em <http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/ 2009/02/integracao-de-tecnologias-com-as-midias.html> Acesso em: 24/09/11.

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