7 de agosto de 2011

4 - Tecnologias disponíveis na escola


São várias tecnologias “disponíveis” em nossa escola.
Dentre as mais usadas estão: livro didático, quadro, giz, computador, internet (usada pelo professor para pesquisar), aparelho de som, televisão, vídeo, impressora e xerocopiadora. Estas duas últimas com mesma função, ou seja, tirar cópia de avaliação e atividades complementares. Além dessas, há outras, entretanto considero menos utilizadas, como o retro-projetor, projetor de imagens (datashow), mimeógrafo, scaner e câmera digital. O celular também é um item tecnológico muito presente, porém proibido para os alunos durante o período letivo, portanto não o considero como tecnologia disponível em minha escola, mas é muito importante. Observo excelentes usos das tecnologias disponíveis na escola, todavia, vejo ainda muitas situações em que não são devidamente exploradas pelos educadores ou, até mesmo, rejeitadas.
Não basta o professor pesquisar na internet ou passar um vídeo para dizer que as tecnologias estão disponíveis na escola. Contudo, muitas vezes, isso não depende apenas do professor.
Vivemos algumas situações em que há a tecnologia em nossa escola, mas que algumas não estão realmente disponíveis. Por exemplo, há uma sala com vários computadores, onde os alunos, acompanhados pelos professores, deveriam desenvolver atividades pedagógicas. Todavia, já vivi situação em que planejei, agendei o uso e quando cheguei com os alunos, não foi possível desenvolver a atividade, pois poucos dos computadores funcionaram com internet. Este não é um único caso. Um simples controle remoto de um vídeo pode interferir na “disponibilidade” da tecnologia na escola. Tais problemas persistem...
Em relação a este assunto, há um fator relevante, o papel do gestor. Além de ser necessário que ele apóie movimentos de mudança e perceba nas tecnologias oportunidades para escola, é fundamental ele cuidar de aspectos básicos relacionados ao funcionamento das tecnologias disponíveis e torná-las realmente disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário