11 de agosto de 2020

As figuras de linguagem na construção do texto

As figuras de linguagem na construção do texto

Leia esta tira:


1 – Na fala do primeiro quadrinho da tira, Rato Ruter anuncia a leitura de um poema de sua autoria intitulado "Hoje é um dia feliz". Ao ouvir o título do poema, Níquel Náusea comenta: "Que ironia!". E, no 2º quadrinho, responde à pergunta do Rato Ruter: "Hoje era um dia feliz!".

a) Por que a forma verbal era, no 2º quadrinho, está grafada com destaque?


b) Qual é a relação entre a mudança feita por Níquel Náusea no título do poema e do comentário "Que ironia!", feito por ele no 1º quadrinho?

 

 

2 – A personagem Rato Ruter não entende o que Níquel Náusea quis dizer e, no 3º quadrinho, pergunta qual é o significado de ironia.

a) Nesse quadrinho, Níquel diz que está “louco de vontade de ouvir” o poema. Observe a expressão facial dele nos três últimos quadrinhos e conclua: Ele está mesmo com vontade de ouvir o poema? Justifique sua resposta.

 

b) Ao responder que ironia não quer dizer nada e em seguida dizer que está louco de vontade de ouvir o poema, Níquel Náusea usa a figura de linguagem chamada ironia. Justifique esta afirmativa.

 

c) O que a tira deixa claro quanto ao processo de construção da figura de linguagem chamada ironia?

 

 

3 – Segundo consta no site da personagem Níquel Nausea, Rato Ruter é “um rato mutante que tem o peso de um gato gordo, a capacidade digestiva de um tanque de ácido sulfúrico e o temperamento de uma motosserra desgovernada”. Com base nessa descrição, levante hipóteses: Por que Níquel afirma, no final, que está interessado em ouvir o poema de Rato Ruter?



CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português Linguagens, 8º ano - 9 ed. reform. - São Paulo: Saraiva, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário